“AMSTERDAM – HOLANDA”

A área central de Amsterdam, é um complexo de tradicionais prédios de fachada estreita, em sua maior parte construídos no século 17. Entre eles, os canais que cortam toda a cidade, fazendo com que Amsterdam tenha o apelido de Veneza do Norte.

Pequena e graciosa, esta parece quase uma cidade de brinquedo. É um lugar que deve ser percorrido a pé, ou então, para quem preferir seguir o exemplo de seus moradores, de bicicleta. Passear em Amsterdam é uma delícia, mas esqueça o carro.

Tudo aqui é à pé, bicicleta, ou bonde. Os pontos mais importantes da cidade são a praça Dam, exatamente no centro da cidade, onde tudo acontece, a Damrak, larga avenida que vai até a Centraal Station, as zonas de comércio formadas pelas ruas Nieuwendijk, Kalverstraat, Leidse Straat e a praça Leidseplein. O período de ouro da Holanda foi no século 17, quando chegou a ser a dona dos mares, e Amsterdam uma cidade riquíssima, como um dos maiores centros comerciais da Europa. Se o mar trouxe riqueza para a Holanda, é ao mesmo tempo motivo de permanente atenção.

Como grande parte do território Holandês fica abaixo do nível do mar, a preocupação com a manutenção das barreiras e diques é constante. Os tamancos de madeira Holandeses (klonpen) são mais do que uma tradição. Ainda hoje são usados por muita gente no dia a dia, seja por hábito, ou por fazer bem à coluna e à postura, como gostam de dizer os Holandeses. Um programa diferente é visitar uma das fábricas de tamancos que existem em volta de Amsterdam, experimentar andar com um deles, e quem sabe, trazer um para usar ou como peça decorativa.  Mas não são só os tamancos que fazem a fama da Holanda. O queijo daqui é uma delícia, como o Gouda e o Edam.

A porcelana Holandesa também é famosa, e é em Amsterdam que ficam as principais lojas de lapidação de diamantes do mundo. Um dos prédios mais importantes de Amsterdam é o Rijksmuseum, com mais de 260 salas ele tem uma coleção fantástica de obras primas, entre as quais diversas obras do famoso pintor Holandês Rembrandt. Se você gosta de pintura vai ficar emocionado quando ver aqui a Ronda Noturna, um dos quadros mais famosos e valiosos do mundo, sempre rodeado de turistas e amantes da arte.  A coleção de obras de arte do  Rijksmuseum é riquíssima e há também obras de Vermeer, Frans Haals e Jan Steen. Outra opção é visitar o Museu de Van Gogh, que não fica muito longe daqui, e o Stedelijk Museum com obras de Monet e Cézanne e o Museu de História de Amsterdam  onde se pode conhecer a interessante história desta cidade. Os moinhos são outra vista comum em toda a Holanda.

Eles tem sido usados desde o século 14 em todo país para bombear água das terras abaixo do nível do mar, conquistar mais terreno mar adentro, permitindo aumentar o território da Holanda com a construção de novos diques, mas também para moer trigo, cacau, no preparo da cerâmica e em muitas outras atividades do dia a dia. Já existiram centenas em todo o país, mas  hoje o seu número é muito menor.  A Holanda é responsável por mais da metade da produção mundial de flores. Como não poderia deixar de ser, aqui em Amsterdam elas estão em todas as partes da cidade, principalmente nos mercados de rua, como o existente perto da torre Muntoren.

Lá você vai encontrar tulipas de todas as cores, e até em saquinhos de sementes, se quiser levar para plantar em casa. Se tiver tempo, melhor ainda é visitar um dos campos de flores, que ficam por perto, ver onde elas são plantadas e comprar lá mesmo. É lindo! Um dos mais belos é o existente na região de Leiden, ao sul de Amsterdam. A cidade de Volendam, fica a 20 km ao norte de Amsterdam é uma cidadezinha à beira mar, aqui se pode sentir bem o que é viver abaixo do nível do mar. Para chegar até a beira da água a gente vai caminhando... e subindo! Quando olhamos para trás na direção das casas mais afastadas do mar reparamos que estávamos na altura de seus telhados... Fora este detalhe a cidade é uma graça, com construções típicas, pessoas de aspecto saudável, e muitos barquinhos em seu porto. Um passeio a Zaanse Schans,  passar uma tarde, não poderia ser melhor escolha.

Fica na direção de Purmerend, norte de Amsterdam. Lá você vai encontrar várias coisas típicas da Holanda, muitos moinhos para visitar, lojinhas vendendo todo tipo de produtos típicos e restaurantes servindo comida tradicional.  Com certeza você vai  adorar!