“INNSBRUCK – ÁUSTRIA”

O Tirol, região da Áustria, uma das regiões mais bonitas do mundo, e tem como capital  a cidade de Innsbruck. É um  daqueles lugares apaixonantes que a gente conhece de vez em quando. Tem todos os atrativos de uma antiga cidade imperial, repleta de cultura e tesouros históricos em cada esquina, e ao mesmo tempo oferece a movimentação de uma animada estação de inverno. Tudo isto num cenário privilegiado, formado por prédios de arquitetura típica, as águas serenas do  rio Inn espelhando o céu, e ao fundo, a neve das montanhas dos Alpes.

 

O nome  Innsbruck é tão especial, que não à toa conhecida também como "O Tesouro dos Alpes". No ano de 1178, os senhores feudais do Tirol construíram um mercado em Hotting. Este posto de trocas fez surgir um povoado na  região. Era 1187 e assim surgia Innsbruck. Sua história está intimamente ligada ao império dos Habsburg, imperadores da Áustria durante 640 anos. Sua paixão por esta cidade fez com que ela fosse enriquecida por inúmeros tesouros, mesmo que isto custasse o endividamento do país. Um dos melhores exemplos disto é o prédio conhecido como “Goldenem Dachl”, construído com 2600 telhas de ouro, e que existe até hoje. Na rua Maria Theresien.

 

É nela onde se encontra o principal comércio da cidade, e diversas lojas vendendo artigos típicos do Tirol. Innsbruck é uma cidade pequena. Ao todo são 128 mil habitantes, mas a parte central é a que concentra os pontos mais interessantes, e toda esta área pode facilmente ser percorrida a pé. Visite o Schwarze Mander (homens negros), na igreja Hofkirche, um conjunto de 28 impressionantes esculturas em bronze, erguidas em torno do monumento ao imperador Maximiliano. O Palácio Imperial, é outro exemplo de como os Habsburg investiram nesta cidade.

 

O imperador Maximiliano e sua mulher Maria Teresa amavam tanto esta cidade, que até hoje são nomes muito lembrados por aqui. A Áustria é famosa por seus doces e ninguém que venha passear por aqui pode se dar ao luxo de não experimentar: Topfen Obers Schitte mit Erdbeeren ou quem sabe um Erdbeer Joghurttortem que é servido com flaumiges Schokoladenbiskuit auf Mürbteigboden, Joghurtcreme eingelegt, garniert mit Schlagobers... Não se preocupe, você não precisa dar um nó na língua, muitos restaurantes tem fotografias dos pratos e doces no menu, o que facilita bastante a escolha. No Museu Tirolês de Arte, está a mais importante coleção do gênero em toda região alpina, com roupas, mobílias e diversos utensílios que contam tudo sobre os costumes desta terra. A cidade é também muito animada e cheia de gente jovem, graças à faculdade de Innsbruck.

 

Para ter uma boa vista de tudo em volta suba na torre Stadtturm, localizada bem no centro. Outros pontos turísticos muito visitados são a Dom zu St. Jakob (catedral), Leopoldsbrunnen (fonte de Leopoldo), Tiroler Landestheater (teatro regional do Tirol), Hofgarten, Märchenhafte Beleuchtung an Sommerabenden (Jardins Imperiais), Museum im Zeughaus (Museu do Arsenal), Rudolfsbrunnen (Fonte de Rodolfo), Triumphpforte (Arco do Triunfo,construído em 1765), Basilika Wilten (mais bonita basílica em estilo rococó do Tirol), e Glockenmuseum.  (museu dos sinos). Todos estes locais estão na região central da cidade, ou a pouca distância do centro.  Um dos programas imperdíveis de Innsbruck é pegar este trenzinho e subir a montanha Klettersteig.

 

O caminho até lá é realizado em três etapas. O trem vai até Ausstieg Alpenzoo, a primeira etapa. A seguir pega-se um teleférico que nos leva até o ponto chamado Seegrube, a 1905 m, e depois até o ponto final, Hafelekar, a 2.334 metros de altitude. Innsbruck é cercada por montanhas, e há diversos teleféricos, conforme a direção que você deseje ir. A melhor vista da cidade é obtida  do alto da montanha Hafelekar, mas ao sul existem também as subidas para Stubaital e Patscherkofel (2250 metros de altitude), sendo este último mais indicado para quem quer esquiar, descer de tobogã, praticar snowboarding, etc, pois tem descidas íngremes, destinadas à profissionais, bem como mais suaves, ideais para quem não tem muita experiência nos esportes de neve.