“LISBOA – PORTUGAL”

Lisboa, a Cidade das Sete Colinas. Chegar à capital de Portugal, saber que estamos na Europa e  ainda assim escutar todo mundo falando em português à nossa volta faz bem à alma! Logo que chegamos  fomos visitar o Castelo de S. Jorge, de onde se tem esta magnífica vista de toda a cidade, logo abaixo. O castelo foi construído pelos Visigodos no século 5, e é uma das mais antigas construções da cidade.

 

Um ponto belíssimo da cidade é a parte conhecida como Bairro Alto. Neste trecho da cidade há diversos casarões históricos e por aqui foram gravadas cenas da série de TV Os Maias. Para chegar lá pegue o famoso elevador de Santa Justa.  Visite o Chiado, bairro tradicional. Um passeio divertido é andar neste bondinho, o Elevador da Bica, que liga esta parte da cidade à parte em frente ao rio Tejo.

 

A viagem é rápida, cerca de 2 minutos, mas é tão simpática que não dá para esquecer. Visite a Praça do Rossio,  considerado o coração da cidade, e onde estão muitos cafés e lojas. Passe pela  Cidade Baixa, onde estão as movimentadas ruas Augusta, Praça das Figueiras, ruas Prata e Madalena. Esta foto batemos na clássica e simpática Rua Augusta, onde há muitas lojas ótimas, inclusive algumas confeitarias inesquecíveis como a Lua de Mel, na Rua da Prata, ou a Pastelaria Suiça na Praça D. Pedro IV. Na outra extremidade da Rua Augusta estão a Praça do Comércio e o cais do rio Tejo. Este é um bom lugar para sentar e apreciar o movimento dos barcos e a dança das gaivotas.

 

O Monumento aos Navegadores, às margens do rio Tejo, homenageia todos aqueles que enfrentaram os oceanos, e que deram à Portugal, na época, o controle de praticamente metade do mundo. Pegue o elevador interno e vá até a cobertura deste monumento para ver uma das melhores vistas de Lisboa e do rio. Pouco adiante, na mesma margem você verá também  a Torre de Belém, um dos principais marcos da cidade, e outra visita que não se pode deixar de fazer. Quando voltar ao centro visite o Alfama, o bairro mais antigo e romântico da cidade, com ruas e ladeiras formando um labirinto sem fim entre sobrados históricos. É o melhor lugar para assistir shows de fado.

 

Quem vai à Lisboa e não visita o Mosteiro dos Jerônimos não esteve lá. É belíssimo. Ele foi construído no século 16 pelo rei D. Manuel, no mesmo lugar de onde o navegador Vasco da Gama partiu à procura de  novos mundos. Atente para o seu magnífico portão de entrada, a arquitetura estilo Manuelino, e quando chegar à abadia visite os túmulos de Camões e de Vasco da Gama. Para ir até lá pegue o bonde (ou elétrico) no centro da cidade.  Esta foto foi batida na cidade alta, no local chamado de Ruínas do Carmo, onde está o Museu Arqueológico da cidade. Se quiser descansar do lado histórico da cidade vá até o Shopping Center da  Amoreiras, considerado como um dos maiores da Europa. Ele fica bem próximo à praça Marques do Pombal, e o prédio já causa impacto só de olhar, devido à sua arquitetura revolucionária.

 

Outra atração que tem sido muito popular na cidade é visitar o Parque das Nações, onde foi realizada a Expo-98, e agora foi transformado num excelente centro cultural.  Quase ao lado do Mosteiro dos Jerônimos fica o interessantíssimo Museu Nacional dos Coches, com diversas carruagens que pertenceram à família real e outros nobres. Ao voltar para o centro da cidade, e se já estiver na hora do almoço, vá até o Bairro Alto, onde estão mais de 200 restaurantes servindo a deliciosa comida típica. O Gambrinus é um dos mais conhecidos. Se quiser uma sugestão peça o Bacalhau ao Chico Lage, ao forno com batatas assadas, ovo cozido cortado em rodelas, cebola e muito azeite. Outra opção é o excelente Lagosta Real, na Rua Porta Santo Antão. Não esqueça de um bom vinho para acompanhar! Muito perto de Lisboa está um roteiro imperdível. Pegue uma excursão de um dia e visite Queluz, Sintra e Estoril. São três lugares lindos e você não pode deixar passar a oportunidade de ir até lá. Em Sintra fica o Castelo da Pena, que aparece nesta foto. Ao que consta, ele tem esse nome devido aos condenados que eram para lá levados, em cumprimento às suas penas.

 

A pintura colorida de agora lhe dá uma certa aparência  de castelo da Disney. Quando passar por Sintra não deixe de visitar a Almorávida, uma das tradicionais fabricantes de tapetes de arraiolos. Fica na rua Visconde Monserrate 12/14.  Esta foto batemos em Estoril, um lugar super agradável, famoso inclusive devido ao seu Cassino. A esta altura do passeio você já deve estar morrendo de fome,  então escolha um restaurante simpático e peça um dos deliciosos pratos típicos. Como era de se esperar, peixe é uma pedida freqüente. Peça a Sopa de Peixe que costuma ser ótima, ou então Vieiras Gratinadas ao molho branco, uma delícia. Outra prato tradicional são as Costeletas de Porco assadas à regional, também ótimo.

 

Lisboa lembra muito o Rio de Janeiro histórico. Seus sobrados e casarões mostram claramente de onde vem grande parte da história de nosso país. Visite também o elegante Parque Eduardo VII, com sua Estufa Fria e o Pavilhão de Desportos. A Avenida da Liberdade é a mais elegante da cidade, larga, arborizada, repleta de cafés e hotéis luxuosos que fazem lembrar alguma coisa de Paris. Percorrer a pé seus 1.500 metros é um passeio que não pode ser dispensado. Vá também à Praça da Espanha, onde está o melhor da vida cultural da cidade. O Museu dos Azulejos é interessantíssimo e vale uma visita. Esta foto da direita também foi batida no Palácio da Pena, em Sintra, e é mais uma das recordações desta Portugal tão Brasileira